O que é reserva de oportunidade?

O que é reserva de oportunidade

As reservas financeiras estão cada vez mais populares, e apesar da mais conhecida ser a reserva de emergência, ela não é a única. Pensando nisso, neste post vou falar sobre outro tipo de reserva financeira, a reserva de oportunidade.

O que é reserva de oportunidade?

Diferente da reserva de emergência, que é utilizada em momentos de emergência financeira, a reserva de oportunidade tem como finalidade ser usada nos momentos opostos, ou seja, em oportunidades financeiras.

Sendo muito utilizada por investidores da Bolsa de Valores, seja para aumentarem suas posições em momentos oportunos (ex: momentos de queda) ou iniciarem um novo investimento.

Vale dizer que a reserva de oportunidade não substitui a reserva de emergência, visto que, são reservas financeiras com finalidades diferentes.

Inclusive, o ideal, é que você monte a sua reserva de oportunidade somente quando você já tiver sua reserva de emergência feita, com no mínimo 6 meses do seu custo de vida mensal.

Funcionando assim, como um complemento da reserva de emergência. E, caso você não saiba o que é a reserva de emergência, ou como montar a sua, recomendo que dê uma lida no post abaixo:

O que é reserva de emergência?

Todavia, a reserva de oportunidade não se limita apenas aos investimentos em bolsa, uma vez que, a finalidade dessa reserva, é ser usada em momento de oportunidade de modo geral.

Alguns exemplos de oportunidades são:

  • Abrir uma franquia;
  • Criar seu próprio negócio;
  • Investir em um negócio já existente;
  • Investir em equipamentos/maquinários;
  • Aumentar sua posição nos investimentos;
  • Comprar ou trocar de veículo (moto, carro, etc.);
  • Comprar um imóvel (casa, apartamento, etc);
  • Fazer um intercâmbio;
  • Cursos.

Entre inúmeras outras possibilidades. Obviamente, não existe “certo e errado” nesse sentido, afinal, o que pode ser uma oportunidade para mim, pode não ser para você e vice-versa.

O importante é que você consiga aproveitar as oportunidades quando elas aparecerem. E, assim como no caso dos imprevistos e emergências, é impossível prever quando vão acontecer.

Como montar a reserva de oportunidade?

Ao contrário da reserva de emergência, não existe um valor mínimo ou limite para a reserva de oportunidade. Até porque, não temos como prever o futuro, apenas como se preparar para ele. E é exatamente essa a ideia desta reserva, se preparar para uma oportunidade futura.

Ainda assim, se você tiver um certo item em mente e, souber o quanto vai te custar, basta ir reservando o dinheiro até alcançar o valor do item. Para exemplificar, imagine que você queira comprar um determinado carro.

E esse carro, possui uma fila de espera de aproximadamente 6 meses — algo muito comum no caso de carros e motos que possuem maior procura ou são “edições limitadas”. Nesse caso, você pode reservar o valor exato do carro, caso você tenha, ou ir se planejando para comprá-lo na data programada.

No caso de uma aplicação em Bolsa de Valores por exemplo, ninguém sabe exatamente quando a bolsa vai cair — ou até onde ela vai cair.

Então, é interessante que você tenha um valor proporcional ao seus investimentos guardado na reserva de oportunidade, algo entre 10 e 25% do total investido.

O mesmo vale para outras oportunidades. E, se você estiver em dúvida de quanto guardar mensalmente, é interessante guardar entre 5 e 10% do seu salário mensalmente.

Contudo, vale dizer que, essa porcentagem não é uma regra, até porque, você pode ir adequando os valores de acordo com a sua realidade, necessidade ou objetivo.

Onde deixar a reserva de oportunidade?

Assim como a reserva de emergência, a reserva de oportunidade precisa, necessariamente, estar em um local com essas três características:

  1. Segurança;
  2. Rentabilidade;
  3. e Alta liquidez.

Ou seja, nada de deixar debaixo do colchão ou na poupança. Visto que, debaixo do colchão, seu dinheiro não estará seguro, além de não render nada ao ficar lá “parado”. Perdendo assim, cada vez mais o seu poder de compra.

Já no caso da poupança, mesmo que seja uma aplicação segura e com alta liquidez, a rentabilidade é horrível — sendo, literalmente, o pior investimento possível (independente da situação). Uma vez que, a rentabilidade da poupança segue a seguinte regra:

  • Selic maior que 8,5% ao ano: o rendimento da poupança será de 0,5% ao mês + Taxa Referencial (TR);
  • Selic menor que 8,5% ao ano: o rendimento da poupança será de 70% da Selic + Taxa Referencial (TR).

Rendendo assim, em ambos os casos, menos que a Taxa Selic, que é a taxa básica de juros no Brasil. E o ideal, é que a aplicação tenha uma rentabilidade igual ou superior ao da Taxa Selic no período.

Nesse sentido, os melhores investimentos para reserva de oportunidade são:

Qual reserva montar primeiro?

Independente de qual seja seu objetivo, você sempre deve montar primeiro a sua reserva de emergência. Afinal, é ela que vai te dar a segurança necessária em momentos “complicados” e, que normalmente, nos fazem recorrer ao crédito.

E, por crédito, entenda que estou me referindo a todas as opções de crédito que são oferecidas no mercado, como:

  • Cartão de crédito;
  • Cheque especial;
  • Empréstimos;
  • Consignados;
  • e similares.

Que, no final das contas, saem muito mais caro do que se planejar para esses momentos de emergências ou imprevistos. E uma coisa é certa: imprevistos e emergências SEMPRE vão acontecer.

Mesmo que não seja possível prevê-los, é sim possível se preparar para quando eles ocorrerem. Então, foque primeiro em montar sua reserva de emergência e, só depois de pronta, iniciar sua reserva de oportunidade.

Bom, esse foi o post de hoje sobre reserva de oportunidade.

Então, até o próximo post!

Leia também:

Money illustrations by Storyset

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *