5 Hábitos que NÃO vão te deixar rico

5 Hábitos que NÃO vão te deixar rico

Ao contrário do que muitos imaginam, alguns dos hábitos mais falados por “influenciadores e gurus financeiros”, na realidade, não vão te deixar rico. Então, neste post eu vou te mostrar hábitos que não vão te deixar rico e o motivo desses hábitos, tão falados, não te deixarem rico.

Hábitos que NÃO vão te deixar rico

Vale dizer que, em geral, são hábitos válidos. Isto é, vão trazer algum tipo de benefício para a sua vida, mas, não necessariamente vão te deixar rico.

Além disso, falar de hábitos não é algo tão simples. Afinal, as pessoas são diferentes umas das outras, e tendem a ter hábitos diferentes. O que não garante e também não impede, que se tornem ricas.

Em outras palavras, não é porque você tem os mesmo hábitos do Jeff Bezos que você vai, necessariamente, se tornar um multibilionário. Todavia, vamos aos hábitos em si:

Gastar menos

Começando pelo hábito mais falado pelos influenciadores e gurus financeiros, o hábito de gastar menos. E infelizmente, se você apenas gastar menos, é bem provável que nunca chegue a enriquecer de fato.

Isso porque, você precisa fazer com que o dinheiro se “multiplique” ao longo do tempo para enriquecer de fato. Ainda assim, gastar menos do que ganha é um hábito extremamente válido para sua saúde financeira.

Isso porque, ele permite que você monte reservas financeiras (ex: reserva de emergência) e, consequentemente, tenha uma vida financeira mais saudável e prospera. Podendo assim, começar a investir para multiplicar seu capital a longo prazo.

Contudo, existe um longo caminho entre “gastar menos e multiplicar seu capital” e, nesse sentido, apenas “gastar menos” não vai te deixar rico. Mas, como falei, é um bom começo para melhorar sua saúde financeira.

Investir

Assim como o hábito de “gastar menos”, temos o hábito de “investir por investir”, que tantos gurus orientam por ai.

E, novamente, investir é um hábito extremamente válido. Principalmente quando você busca: criar a disciplina financeira necessária para investir todos os meses; aprender mais sobre o mundo dos investimentos; e multiplicar seu capital.

Porém, quando falamos de investimentos, existem três fatores que são responsáveis por multiplicar seu capital:

  • Valor investido;
  • Rentabilidade;
  • e o tempo.

Sendo necessário um certo “equilíbrio” entre os três para que você consiga realmente ter um bom retorno com seus investimentos.

Ou seja, de nada adianta você ter o tempo a seu favor, se você tem pouco dinheiro para investir e não consegue ter uma boa rentabilidade em seus investimentos.

Nesse sentido, se você tem pouco dinheiro para investir, o melhor investimento que você pode fazer é o investimento em conhecimento.

Investir em conhecimento rende sempre os melhores juros”

Benjamin Franklin.

E quando digo investir em conhecimento, não é necessariamente em um curso ou faculdade, mas algo que te permita aumentar consideravelmente sua renda mensal.

Assim, você conseguirá investir mais e, consequentemente, ter uma multiplicação significativa do seu capital. Mas claro, desde que você entenda, de fato, onde está investindo seu dinheiro, caso contrário, pode ser algo desastroso.

Parcelar compras

Outro hábito muito falado, é o de parcelar as compras no cartão de crédito. E que, de fato, possui inúmeros benefícios se você já tiver uma vida financeira saudável.

O prolema é que, mais da metade da população brasileira não tem uma vida financeira saudável. Vivendo em um verdadeiro descontrole financeiro, uma vez que, não possuem a menor noção de quanto ganham e muito menos, de quanto e como gastam. Estando assim, na maioria das vezes, endividados.

Então, dependendo de como estiver sua vida financeira, parcelar as compras no cartão de credito, pode te gerar mais desvantagens do que vantagens.

Inclusive, os juros do cartão de credito estão entre os maiores cobrados no mundo. Em outras palavras, se você “perder a mão” com o cartão de crédito, o valor da sua dívida + os juros podem acabar virando uma bola de neve gigantesca. Causando assim, um enorme prejuízo financeiro e, principalmente, emocional.

Acordar às 5 da manhã

E de todos os hábitos, o mais polêmico é o de acordar cedo. Sendo mais especifico, o hábito de acordar entre às 4 e 5 da manhã, defendido por tantos gurus, coachs e “influencers”.

Hábito esse, muito inspirado no livro: “O Milagre da Manhã”, de Hal Elrod. Onde é vendida a ideia de que, “acordar cedo”, é o primeiro passo para alcançar a tão sonhada, “vida dos seus sonhos”. O problema é que, acordar cedo, por si só, não vai te deixar rico.

Principalmente se você não é produtivo pela manhã. Além disso, se acordar cedo fosse sinônimo de enriquecer, todo padeiro seria multimilionário.

O mesmo vale para o trabalhador que precisa acordar entre às 4 e 5 da manhã só para poder chegar ao seu trabalho no horário — que, em grandes cidades, significa ficar de 2 a 3 horas nos meios de transporte (metrô, trem, carro, moto, etc.).

Todavia, é importante que você entenda em quais momentos do dia você é mais produtivo e, claro, saiba se beneficiar desses momentos de maior produtividade. Até porque, existem inúmeras pessoas que enriqueceram acordando às 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, etc.

Dormir menos e trabalhar mais

E o último hábito, é o hábito de dormir menos e trabalhar mais. Muito defendido pelos mesmos gurus, coachs e influencers que defendem o hábito anterior (de acordar às 5 da manhã).

E como alguns devem imaginar, se você manter esse hábito de dormir menos e trabalhar mais, uma hora seu corpo vai começar a dar sinais de que você está adoecendo.

E quando o assunto é saúde, não existe dinheiro nesse mundo que consiga restaurar a saúde perdida. Ou seja, você pode até “ganhar mais” dormindo menos e trabalhando mais, porém, é uma troca que não vale a pena.

Então, como tudo nada vida, você precisa encontrar o equilíbrio entre trabalho e descanso. Caso contrário, você só estará acabando com a sua saúde, mesmo que sem perceber.

Bom, esses foram alguns exemplos de hábitos válidos, mas que não vão te deixar rico. Conhece mais algum? Deixe nos comentários!

Então, até o próximo post!

Leia também:

 

Online illustrations by Storyset

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *