O que é Renda Passiva?

O que é Renda Passiva? Como receber? Quem pode receber?

É bem provável que você já tenha escutado alguém falar sobre “renda passiva”, mas você sabe de fato o que é renda passiva? Nesse post vou te explicar exatamente o que é renda passiva e como você pode obter essa renda na prática.

O que é renda passiva?

Começando então por: “o que é renda passiva”? Renda passiva, na prática, é toda a renda que você recebe sem ter que trabalhar continuamente por isso. E que, inicialmente, pode ser apenas uma renda extra, mas pode sim se tornar sua principal fonte de renda.

Importante: não confunda o termo “renda passiva” com “ativos e passivos financeiros”. Uma vez que, o termo “passivo” também é utilizado amplamente no mundo financeiro e empresarial.

Porém, com outro significado, fazendo assim com que você considere como algo que “tira” dinheiro do seu bolso. E renda passiva não é isso, pelo contrário, é algo que coloca dinheiro no seu bolso.

Como diferenciar o que é Renda Passiva e Renda ativa?

Para exemplificar o que é renda passiva, pense no seu trabalho (independente qual seja). Para receber seu salário você precisa necessariamente trabalhar.

Isto é, você precisa realizar uma determinada atividade de maneira continuada (ao longo do mês) para receber o salário. Caso contrário, você simplesmente não recebe.

Na renda passiva, mesmo que você não faça mais nada, o dinheiro irá continuar caindo na sua conta. E o melhor, sem que você faça absolutamente nada para que isso aconteça.

Porém, para conseguir uma renda passiva, você inicialmente terá que trabalhar ou investir seu dinheiro. Agora que você entendeu o que é renda passiva, podemos falar mais sobre como conseguir essa renda.

Como conseguir uma renda passiva?

Para conseguir ter uma renda passiva, você precisa antes de mais nada, entender quais são as maneiras de alcançar essa renda. E são basicamente duas:

  1. Com investimento de capital: é quando você precisa efetivamente colocar seu dinheiro em um determinado investimento para então, receber uma renda passiva. Um bom exemplo disso, é se tornar sócio de uma empresa para receber uma parte dos lucros.
  2. Sem investimento de capital: é quando você recebe a renda passiva sem ter que investir seu dinheiro para isso. É o caso de quando você recebe direitos autorais por algo que você criou, e ou direitos de imagem.

Sendo sócio em uma empresa

E ao contrário do que você pode imaginar, conseguir renda passiva não é difícil. Até porque, você não precisa trabalhar em uma profissão específica para receber renda passiva. Nesse sentido, o exemplo mais simples de renda passiva, é receber parte dos lucros de uma empresa.

Uma vez que, você não precisa ter uma profissão específica para isso, basta você se tornar sócio de uma empresa. Assim, quando essa empresa for distribuir os lucros, você recebe uma parte dos lucros. E essa parte que você vai receber, é correspondente ao seu percentual como sócio.

Ou seja, quanto maior for sua participação societária em uma empresa, mais você irá receber. Ainda assim, vale lembrar que para você se tornar sócio de uma empresa você terá automaticamente que investir seu dinheiro nela. Em outras palavras, você terá que comprar uma “parte” dessa empresa — mesmo que seja uma parte muito pequena.

Investindo na Bolsa de valores

Outra maneira de receber renda passiva investindo seu capital, é através da bolsa de valores. Que funciona como um intermediário entre você e as empresas de capital aberto, fundos e muitos outros ativos. E é de longe, a maneira mais simples e prática para receber renda passiva.

E isso, mesmo que você tenha pouco capital, uma vez que existem diversos ativos disponíveis que custam menos de R$ 50 reais. Alguns exemplos de investimentos em bolsa de valores para ter uma renda passiva são:

Tesouro Direto

O Tesouro Direto é, literalmente, a opção mais simples e conservadora para quem busca ter uma renda passiva investindo na bolsa de valores. Sendo mais específico, o Tesouro IPCA com juros semestrais.

Isso porque, o Tesouro Direto, nada mais é, do que uma forma de você emprestar dinheiro para o governo e ser remunerado por isso. Sendo, literalmente, o investimento mais conservador do pais.

E eu sei que você deve estar pensando: “tá, mas quanto rende o tesouro IPCA com juros semestrais?”. No caso dos títulos com juros semestrais, você recebe uma taxa fixa + a variação da inflação (IPCA) no período.

O único ponto negativo, nesse caso, é o fato de serem juros semestrais. Ou seja, você só vai receber os juros a cada 6 meses. Ainda assim, pode ser uma opção muito interessante para quem quer viver de renda.

Ações

Outra opção muito interessante para renda passiva, é o investimento em ações. E talvez seja o investimento mais conhecido da bolsa de valores.

Sendo uma das melhores formas de se tornar sócio de diversos tipos empresas e nos mais variados setores. Assim, mesmo com pouco dinheiro, você consegue se tornar sócio de pequenas e grandes empresas. E claro, receber parte dos lucros na forma de dividendos e juros sobre capital próprio (JCP).

Contudo, vale dizer que esse não é o melhor investimento para iniciantes. Ainda mais se você tiver pouco dinheiro. Então, se você tiver pouco dinheiro e quiser começar a investir, comece investindo em você. Ou seja, invista em conhecimento e formas de potencializar seus ganhos (livros, cursos, especializações, etc.).

Fundos Imobiliários

Outro investimento muito comum em bolsa de valores, é o investimento em fundos imobiliários. Que na prática, são fundos que atuam no setor imobiliário.

Seja recebendo aluguéis de diversos imóveis espalhados pelo brasil, negociando outros fundos imobiliários ou mesmo, comprando certificados de recebíveis imobiliários (CRI).

É uma opção muito interessante para quem busca ter uma renda passiva. Isso porque, os Fundos Imobiliários: pagam dividendos mensais, são isentos de imposto de renda e são menos voláteis que ações.

Stock’s e Reit’s

Outra opção muito interessante para renda passiva, são as Stock’s e Reit’s. E que são respectivamente as ações e os fundos imobiliários, só que dos Estados Unidos.

Além disso, investir em Stock’s e Reit’s, é uma das melhores maneiras de dolarizar seu patrimônio. Isto é, ter uma parte do seu patrimonio em dólar e também receber dividendos em dólar.

Contudo, para investir nesses ativos, é necessário abrir conta em uma corretora americana. Uma vez que não estão disponíveis diretamente nas corretoras brasileiras, apenas indiretamente, como BDR’s.

E alugar um imóvel? É renda passiva?

Definitivamente, não. Mas calma que eu explico… Lembra no começo do post quando eu falei o que é renda passiva? Então, renda passiva é aquela que você recebe sem ter que trabalhar (continuamente).

Alugar um imóvel físico, definitivamente, não é isso. Uma vez que alugar um imóvel físico, na maioria dos casos, vai te dar mais dor de cabeça do que qualquer coisa. E quem tem imóveis para alugar sabe bem como é.

Além de toda burocracia, impostos e custos que você tem que arcar, a rentabilidade não é muito interessante. Girando em torno de 0,5% ao mês na maioria dos casos.

E isso se você alugar diretamente para um inquilino. Sem contar que, não é fácil achar um bom inquilino. Fazendo assim, com que você fique com o imóvel parado por longos períodos.

Então, levando em consideração esses pontos, definitivamente não é uma boa opção como renda passiva. Ainda mais quando existem opções muito mais interessantes no setor imobiliário, como Fundos Imobiliários e Reit’s.

Direitos Autorais e de imagem.

Outra forma de receber renda passiva, é através dos royaltes. Isto é, os direitos autorais e/ou direitos de imagem. Que na prática, é um percentual que você recebe por ter criado algo ou ter a sua imagem exibida em algum lugar.

Um bom exemplo disso, são músicas. Quando você ouve uma música no Spotify (ou qualquer outra plataforma) o artista que criou aquela música recebe um valor por ter sua música tocada. E isso vale para outros formatos de mídia, como softwares (programas), jogos, vídeos, imagens, artes, etc.

O mesmo vale para o direito de imagem. Ou seja, quando uma pessoa faz um filme, série ou comercial, ele pode negociar o direito de imagem. E assim, receber um determinado valor cada vez que o filme, série ou comercial for exibido.

Como eu falei, você não precisa trabalhar em uma área específica para receber esse tipo de renda. E isso vale para todas as formas de renda passiva. Então, mesmo que você não seja um cantor, você pode escrever uma música e “vender” essa música para um artista.

Assim, você recebe os royaltes por ter criado a música. E o mesmo vale se você for um artista. Ou seja, se você criar uma música, vídeo ou imagem, você pode receber os royaltes por ela.

Existem outras maneiras de receber renda passiva?

E sim, existem outras formas de receber renda passiva. E apesar de se enquadrarem nos critérios de “renda com investimento e sem investimento”, são um pouco mais complicadas que isso. Alguns outros exemplos são:

Livros

Sim, livros são uma excelente forma de renda passiva. Visto que você só precisa escrever o livro uma única vez, e depois, é só começar a receber os lucros da venda desse livro. Que inclusive, não precisa nem ser um livro físico.

Você pode escrever um livro e vender como um produto digital, em plataformas como Amazon, Hotmart ou Eduzz. Mas, como nem tudo são flores, para receber renda passiva com um livro, você vai precisar, necessariamente, ter um conhecimento, experiência ou história para contar no livro.

Cursos

Assim como livros, cursos são uma excelente forma de renda passiva. E seguem essa mesma lógica do livro, você cria o curso uma única vez, e depois, é só recebe a renda que esse curso vai te gerar.

Contudo, assim como no caso do livro, você precisa, necessariamente, ter um conhecimento ou aptidão para “vender” nesse curso. Caso contrário, dificilmente você vai conseguir vender seu curso.

Youtube

Apesar de não ser novidade, muitas pessoas ignoram o poder de geração de renda que um canal no Youtube pode ter. Inclusive, começar um canal no Youtube, pode ser a melhor alternativa para quem busca criar um negócio digital e não tem capital para começar.

Afinal, com o Youtube, mesmo que você tenha apenas um celular, você já consegue criar vídeos e monetizar esses vídeos com o sistema de parceria do Youtube.

E diferente do livro e do curso, no Youtube você não precisa necessariamente se apegar nessa questão de “ensinar algo ou contar uma história/experiência” — como no caso do curso e do livro.

Ou seja, você pode simplesmente criar um canal de entretenimento, opinião, hobbys, ou algo do tipo, e ter seus vídeos monetizados. Contudo, os nichos que “pagam mais” são, necessariamente, os que “ensinam algo”.

Bom, esse foi o post de hoje sobre o que é renda passiva e como você pode obter esse tipo de renda.

Então, até o próximo post!

Leia também:

 

People illustrations by Storyset

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *