Mitos sobre empreender

Mitos sobre empreendedorismo

Infelizmente, hoje existe uma grande romantização quando o assunto é empreendedorismo. Causada, entre outras coisas, pelos “empreendedores de palco”, que vendem o empreendedorismo como algo fácil, sem altos e baixos. Pensando nisso, separei alguns dos mitos sobre empreender que você deve tomar cuidado.

Mitos sobre empreender

E assim como no post de “mitos sobre investimentos”, existem sim muitos outros mitos quando falamos de empreendedorismo, porém, separei 10 mitos sobre empreender que mais destorcem o que realmente é empreender.

Empreender é fácil

Começando então pelo mais clássico de todos, o mito de que “empreender é fácil”. E esse é um dos mais pregados pelos empreendedores de palco. Contudo, quem já empreende (ou começou agora) sabe muito bem que empreender é muita coisa, mas não é fácil.

Afinal, empreender envolve riscos e desafios que a maioria das pessoas simplesmente não querem correr ou ter que enfrentar. E inclusive, isso está diretamente ligado com o próximo mito sobre empreender…

Todos podem empreender

Outro grande mito pregado pelos empreendedores de palco e vendedores de curso é que “todos podem empreender”. E não… Não são “todos” que podem empreender. Até porque, a maioria das pessoas não tem perfil para isso.

Uma vez que, não querem (por “n” motivos) enfrentar os riscos e desafios que o empreendedor terá que enfrentar no dia a dia. Possuindo assim, uma grande aversão ao risco. Motivo inclusive, que afasta a maioria das pessoas dos investimentos em geral — mesmo quando falamos dos investimentos mais conservadores (baixo risco).

Existe idade certa para empreender

Outro mito muito comum é achar que existe idade certa para empreender. E simplesmente não existe. Isso porque, empreender não tem relação com sua idade, mas sim com sua capacidade de inovar, tomar decisões, arriscar a própria pele e, acima de tudo, gerar resultados.

Inclusive, existem inúmeros exemplos de pessoas que começaram a empreender depois dos 40, 50 e até 60 anos. Sendo alguns deles, fundadores de grandes marcas (que existem até hoje). Da mesma forma, não faltam exemplos de jovens e adolescentes empreendedores, mostrando novamente que não existe “idade certa para empreender”.

Empreendedor faz o que quer

Um mito muito falado por quem nunca empreendeu é que o “empreendedor faz o que quer”. No sentido de poder trabalhar a hora que quiser, como quiser, de onde quiser e do jeito que quiser. Sendo essa, uma ideia que “só funciona” no empreendedorismo de palco.

Afinal, no empreendedorismo da vida real você vai ter que trabalhar e muito para conseguir ter resultado. Ou seja, se você não definir uma “rotina” e uma boa estratégia — e trabalhar continuamente nela —, dificilmente via ter algum resultado. E isso, independente se você tem um “estabelecimento comercial” ou se trabalha de casa.

Empreendedor não tem vida social

Semelhantemente ao mito anterior, existe também “o outro lado da moeda”, ou seja, a ideia de que o “empreendedor não tem vida social”. No sentido de que ele vive pelo trabalho, sem tempo para família, amigos, relacionamentos, etc.

E esse é, não só um mito, como também um grande erro. Até porque, tudo na vida exige equilíbrio. E se você não conseguir encontrar o equilíbrio entre o trabalho e as demais áreas da sua vida, é questão de tempo até você adoecer (física e mentalmente). E isso vale para tudo, não só para o empreendedorismo.

É preciso ter muito dinheiro para empreender

É praticamente impossível falar de empreendedorismo sem falar de dinheiro. E nesse sentido, existe uma ideia muito equivocada de que “é preciso ter muito dinheiro para empreender”. Algo que não poderia estar mais errado. Afinal, você pode empreender com pouco dinheiro, começando com aquilo que você tem disponível no momento e nada mais. E que é algo que está diretamente ligado ao próximo mito.

Começar quando tudo estiver perfeito

Ainda relacionado ao mito anterior, existe o mito de esperar para começar apenas “quando tudo estiver perfeito” ou quando você estiver “totalmente preparado”. Acontece que, as coisas nunca vão estar perfeitas, e você só vai estar preparado depois de longos anos atuando naquela determinada área/setor.

Então não espere até que tudo esteja perfeito para começar a empreender. Como falei anteriormente, comece com aquilo que você tem disponível no momento. Além do mais, isso vai te ajudar a se preparar melhor para os futuros desafios que você vai encontrar.

Quem empreende enriquece rápido

Ainda falando de dinheiro, existe um outro mito muito comum relacionado ao empreendedorismo, que é o mito de que “quem empreende enriquece rápido”. Sendo algo que “motiva” muitas pessoas a empreenderem, mas, infelizmente, dificilmente ocorre.

Afinal, o empreendedor depende do resultado da sua empresa para ter “ganhos”, caso contrário ele estará apenas sabotando a própria empresa — mesmo sem perceber. Em outras palavras, se a sua empresa não está tendo resultados, você também não.

E na maioria dos empreendimentos, existe um certo período de tempo até você atingir o breakeven, que é o momento em que o negócio para de “dar prejuízo”. Levando mais um tempo ainda até o negócio se tornar realmente lucrativo.

Por isso é essencial que você tenha um bom planejamento, uma reserva financeira pessoal e uma boa noção do mercado em que você está inserido — independente de qual seja.

Acertar de primeira

E muito relacionado ao mito anterior, está o mito de que você deve “acertar de primeira”. Ou seja, começar fazendo tudo certo e, consequentemente, ter sucesso em seu primeiro empreendimento. O problema é que isso dificilmente acontece. Sendo necessário errar várias vezes e, obviamente, aprender com os erros, até acertar de fato.

Pode acontecer inclusive, de você levar anos para ter sucesso com seu empreendimento. Assim como pode acontecer de você não ter sucesso com seu empreendimento atual, ter que encerrar suas atividades e começar de novo até acertar.

Sendo esse, um dos motivos de “empreender não ser algo para todo mundo”. Afinal, a maioria das pessoas não quer passar por esse tipo de situação que é muito comum no “empreendedorismo da vida real”.

Área certa para empreender

Por fim, mas não menos importante, chegamos ao último mito sobre empreender, que é justamente o mito de que existe “área certa para empreender”.

E essa é uma das maiores furadas para quem está buscando começar um negócio. Isso porque a pessoa vai se basear no “know-how” de alguém que já atua a anos ou até décadas em uma determinada área/setor.

E, na pior das hipóteses, vai ser levada a empreender em uma determinada área/setor por conta de um empreendedor de palco ou vendedor de cursos da internet, onde apenas uma minoria consegue ter resultados.

Nesse sentido, você pode ter sucesso empreendendo em um mercado extremamente pequeno e nichado, assim como fracassar em um mercado gigantesco e cheio de oportunidades. E isso, independente do nível ou tamanho da concorrência.

Então, não se apegue em encontrar a “área certa para empreender”, mas sim em conseguir identificar as suas habilidades/competências e as áreas/setores em que elas podem ser melhor empregadas.

Bom, esses foram alguns dos mitos sobre empreender que mais ouvimos por aí. Conhece mais alguns mitos sobre empreender? Deixe nos comentários!

Então, até o próximo post.

Leia também:

 

Marketing illustrations by Storyset

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *