7 Mitos sobre investimento

7 Mitos sobre investimentos

Apesar da popularidades dos temas relacionados a finanças e investimentos terem aumentado, ainda existem muitos mitos e crenças que fazem com que a maioria das pessoas deixem de investir. Pensando nisso, neste post separei 7 mitos sobre investimento que são muito comuns.

7 Mitos sobre investimento

É importante dizer que existem sim muitos outros mitos e crenças limitantes sobre dinheiro e investimentos, porém esses são os mais comuns. E isso, tanto na internet quanto fora dela. Todavia, vamos aos 7 mitos sobre investimento:

Investir é difícil

Começando então pelo mais clássico de todos: o mito de que “investir é difícil”. E infelizmente, essa era a realidade até algumas décadas atrás. Uma vez que, quase ninguém falava sobre finanças e investimentos, não haviam muitos livros sobre o assunto como existem hoje e, as informações, em geral, eram de difícil acesso.

Contudo, esse é um cenário que começou a mudar com a chegada da internet, onde não só investimentos, mas vários outros temas que até então eram de difícil acesso, se tornaram de fácil acesso para milhões de pessoas.

Com isso, investir se tornou algo muito simples e de fácil acesso. Qualquer pessoa com um celular e acesso a internet pode aprender gratuitamente sobre investimentos.

Não sendo necessário ter nenhum tipo de faculdade ou curso específico, apenas noções básicas de matemática (multiplicação, adição, subtração, e divisão) e, em alguns casos, matemática financeira (fluxo de caixa, taxa de juros, etc). Que inclusive, você pode aprender facilmente na internet, sem gastar 1 real.

Investir é muito arriscado

O segundo dos 7 mitos sobre investimento também é muito comum: o mito de que “investir é muito arriscado”. Sendo inclusive, um dos mitos que mais desencoraja iniciantes. Afinal, ninguém quer perder dinheiro, ainda mais quando esse dinheiro foi acumulado com muito esforço.

E nesse sentido, todo tipo de investimento envolve, necessariamente, algum tipo de risco, porém, é importante entender que cada tipo de investimento possui um nível diferente de risco. Ou seja, existem investimentos de baixíssimo risco, de baixo risco, de médio risco e de alto risco.

Sendo que, cada tipo de investimento é indicado para um perfil de investidor. Dessa forma, quando você vai começar a investir, o próprio banco (ou corretora) já avalia o seu perfil de risco. Justamente para evitar que você invista em algo que não é indicado para o seu perfil.

Então, não é que “investir é muito arriscado”, são as pessoas que se expõem a riscos que não compreendem. Por isso, é recomendado que você não comece investindo na “renda variável”, principalmente se você for um investidor iniciante ou não tiver o perfil para isso.

Investir na poupança é melhor

Terceiro mito sobre investimentos: “investir na poupança é melhor”. E esse é um mito muito comum, afinal, as pessoas associam a poupança com baixo risco.

E realmente, deixar seu dinheiro na poupança oferece um baixíssimo risco. Por outro lado, você está — literalmente — perdendo dinheiro deixando ele na poupança.

Isso porque a poupança rende menos que a inflação. E todos os itens de consumo são “atualizados”, justamente, pela inflação. Assim, ao retirar o dinheiro parado na poupança, você teria um menor poder de compra do que quando “investiu” na poupança.

Imóvel é o melhor investimento

Quarto mito sobre investimentos: “comprar imóvel é o melhor investimento”. E esse é um mito muito comum entre as pessoas mais velhas. Afinal, como eu mencionei anteriormente, antigamente o acesso a investimentos não era tão fácil como é hoje.

E assim, se criou essa ideia de que “imóvel é o melhor investimento”, seja para moradia própria, para alugar, ou então, revender. Porém, um imóvel não é um investimento. Pelo simples fato de que ele não te gera retornos.

Inclusive, pode acontecer de quando você for vender o imóvel, ele ter perdido parte do seu valor, algo muito comum quanto o bairro se torna menos valorizado ou quando o mercado imobiliário está em uma “fase de baixa”.

E com isso, você acabaria tendo um menor poder de compra para utilizar em uma futura moradia ou investimento. E nessa hora muitos podem pensar: “mas alugando o imóvel você tem sim um retorno”.

Realmente, você tem um retorno, só que junto desse retorno você tem custos e impostos, sem contar ainda o desgaste que é encontrar um bom inquilino. Quando você compara todos esses fatores com a facilidade (e os benefícios) de investir em fundos imobiliários, não há o que se discutir.

É preciso ter muito dinheiro para investir

Quinto mito sobre investimentos: “é preciso ter muito dinheiro para investir”. E assim como no caso do primeiro mito, era uma realidade há algumas décadas. Isso porque, para ter acesso aos investimentos mais rentáveis você precisava ter muito dinheiro.

Contudo, qualquer pessoa que tenha um celular e acesso a internet hoje, consegue investir com pouco dinheiro, até mesmo, com menos de R$ 30. E isso, sem pagar qualquer taxa. Tendo ainda, acesso a inúmeros tipos de investimentos, inclusive no exterior.

É preciso ter sorte para ganhar dinheiro investindo

Sexo mito sobre investimentos: “É preciso ter sorte para ganhar dinheiro investindo”. E esse é um mito muito falado por pessoas que não entendem como funcionam os investimentos. Mas que associam “investimentos” com algo similar a um cassino.

E isso se deve, entre outras coisas, ao crescente número de “vendedores de curso de day trade” que não lucram com o mercado, mas sim com a venda de cursos, e pregam que você pode ganhar dinheiro “apostando” no mercado financeiro.

Isso cria uma visão muito negativa do mercado financeiro e dos investimentos como um todo. Principalmente para quem ainda não investe, e que acabam não investindo por conta disso.

Você vai ficar rico da noite para o dia

O sétimo e último dos 7 mitos sobre investimento é um mito que se ouve muito: “você vai ficar rico da noite para o dia”. E infelizmente esse é o maior mito sobre investimento, e assim como o mito anterior, se deve principalmente por conta dos vendedores de curso de day trade”.

Que, literalmente, vendem esse sonho de que você pode “ficar rico da noite para o dia” com o day trade. E como se não fosse bom de mais, ainda criam a ideia de que elas conseguem isso investindo pouco e operando apenas alguns minutos por dia.

Contudo, diversas pesquisas e estudos já mostraram que apenas uma ínfima parcela de pessoas conseguem viver do day trade. Ou seja, a grande maioria simplesmente perde dinheiro. Isso pra não dizer dos que se endividam para conseguir continuar operando (e perdendo dinheiro).

Então não, você não vai ficar rico da noite para o dia. Contudo, com consistência, disciplina e uma boa estratégia de investimentos, você consegue sim ter bons ganhos com seus investimentos no longo prazo. E claro, usar a “mágica dos juros compostos” para aumentar cada vez mais seu patrimonio.

Bom, esses foram os 7 mitos sobre investimento.

Então, até o próximo post.

Leia também:

Business illustrations by Storyset

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *