Fatores que você deve considerar antes de empreender

Fatores que você deve considerar antes de empreender

Começar um negócio é relativamente simples, porém, você precisa ficar atento a alguns fatores para ter sucesso com o seu empreendimento. Pensando nisso, neste post eu separei alguns dos fatores que você deve considerar antes de empreender.

Fatores que você deve considerar antes de empreender

Perfil

E a primeira coisa que você precisa considerar antes de começar a empreender é: o seu perfil. Nesse sentido, os três principais perfis são:

  • Operador (que executa o trabalho);
  • Gestor (que administra a empresa);
  • E empreendedor (que toma as decisões e define o direcionamento do negócio).

Então, mesmo que você não tenha o perfil “empreendedor” e queira empreender, é sim possível. Mas para isso, você vai precisar ter sócios e demais colaboradores que ficarão responsáveis pelas outra atividades do negócio.

O que fazer?

A segunda coisa a considerar é: “o que fazer?”. E é no sentido literal da palavra, isto é, você vai empreender em qual área/setor?

E isso, é algo que apenas você é capaz de responder. Ainda assim, recomendo que você escolha algo que você goste de fazer e, preferencialmente, tenha um amplo conhecimento. Falarei mais sobre isso ao longo dos próximos fatores.

Paixão

A terceira coisa a considerar é: paixão. Ou seja, empreender com algo que você tem paixão em fazer. E apesar de não ser um fator determinante, quando você tem paixão pelo que faz, o trabalho tende a render 200%.

Ainda mais se você estiver considerando empreender por um longo período de tempo (5 anos ou mais). Nesse caso, é como diz aquele velho ditado:

“Escolha um trabalho que você ame e não terá que trabalhar um único dia em sua vida”.

— Confúcio.

Nesse sentido, muitos empreendedores acabam se frustrando ao empreender, simplesmente por não fazerem algo que gostam. Muitas das vezes, influenciados por promessas de retornos rápidos que algumas áreas prometem.

Em outras palavras, não comece um negócio pensando apenas no retorno financeiro que você pode ter. Até porque, isso pode te gerar mais problemas do que felicidades no final das contas.

E claro, fazer algo que você tem paixão em fazer não significa que, você não vai se estressar, ter dificuldades e coisas do tipo. Até porque, esse tipo de coisa acontece em qualquer negócio, independente do setor/área, tamanho de empresa, etc.

Mercado

A quarta coisa a considerar é: mercado. Existe mercado para o que você quer fazer? Qual o tamanho desse mercado? Quem são seus maiores concorrentes?.

E sim, você pode ser o pioneiro em um determinado mercado, mas é preciso ter cuidado. Afinal, você não tem a menor noção se aquele empreendimento dará certo ou não.

Da mesma forma que, escolher um mercado que “já existe” não traz garantia nenhuma de sucesso. Então, sempre avalie o tamanho do mercado e como estão seus principais concorrentes.

E se você identificar que, seus principais concorrentes operam com baixas margens e, consequentemente, com dificuldades para se manter, pode ser um sinal de alerta sobre o mercado escolhido.

Até porque, alguns mercados tendem a ser mais “frágeis” e suscetíveis a crises do que outros. Mas, isso não deve ser um impedimento para que você comece a empreender, é apenas algo de que você precisa ficar atento.

Knowhow

A quinta coisa a considerar é: Knowhow. Que na prática, é ter o conhecimento necessário para fazer aquele empreendimento “dar certo”.

Para exemplificar, imagine que você queira abrir uma hamburgueria. Mas, não tenha a menor noção do que é necessário para abrir uma hamburgueria, como criar um bom “blend” de carnes para o hambúrguer ou mesmo, como preparar um hambúrguer em si.

Infelizmente, é um negócio com pouca probabilidade de dar certo. Mas claro, você pode iniciar uma sociedade com outras pessoas que tenham o “knowhow” necessário para o empreendimento dar certo.

O ideal é que, se você for ter sócios, eles tenham conhecimentos complementares ao seu. Isto é, você sabe fazer o hambúrguer, mas não sabe gerenciar o negócio. Seu sócio, necessariamente, precisará saber gerenciar o negócio…

Porém, vou deixar para falar sobre sócios em um outro post. Afinal, esse é um tema bem complicado e que causa muita controvérsia.

Investimento para começar o negócio

A sexta coisa a considerar é: investimento. E que é algo indispensável para qualquer negócio, e isso, independente do tamanho ou área/nicho escolhido.

E quando digo investimento, é o valor necessário para:

  1. Iniciar o negócio;
  2. Funcionar até ser realmente rentável.

Ou seja, você precisa ter o valor necessário para iniciar o negócio e permitir que ele se mantenha até que ele comece, de fato, a “se pagar”.

E esse é um erro gigantesco, cometido pela maioria dos empreendedores. Visto que, a maioria dos empreendedores iniciam um negócio sem ter capital/caixa ou qualquer reserva para manter o negócio funcionando no inicio.

E isso, é um dos principais fatores que levam tantos empreendedores a fecharem as portas antes mesmo dos 2 anos de atividade. Nesse sentido, ao iniciar um novo empreendimento, você precisa se certificar de ter no mínimo (no mínimo mesmo) o valor referente a três meses de caixa.

E isso, apenas para o seu negócio, ou seja, é sem contar a reserva financeira pessoal (reserva de emergência) que você precisaria ter.

Porém, dependo do empreendimento, o valor mínimo será bem maior (1 ano de caixa ou mais). Como é o caso de startups e algumas empresas do setor de tecnologia.

Escalabilidade

Por fim, o fator que você precisa ter uma atenção especial: escalabilidade. E que na pática, não é nada mais do que a capacidade do seu negócio continuar crescendo ao longo dos anos.

Para exemplificar, imagine que você tenha um negócio com baixíssima demanda, porém, rentável. É bem difícil, para não dizer impossível, que esse negócio cresça.

Afinal, para qualquer negócio crescer, você precisa, necessariamente, que a demanda pelo seu produto/serviço aumentasse ao longo dos anos.

Então, ao iniciar um negócio, dê preferência por negócios que sejam escaláveis — obviamente, não é uma regra, apenas uma sugestão. Em outras palavras, que te permitam expandir ao longo dos anos, seja no número de usuários/clientes, lojas, cidades, estados, etc.

Conclusão

Por fim, mas não menos importante, vale dizer que, esses são apenas alguns dos fatores que você deve considerar antes de empreender. E além deles, existem vários outros fatores que devem ser levados em consideração ao empreender, como plano de negócios, regime de tributação, precificação de produto, estratégias de marketing, etc.

Então, até o próximo post!

Leia também:

 

People illustrations by Storyset

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *