O que é B2B e B2C?

Qual a diferença entre B2B e B2C

Um dos termos mais comuns de ouvirmos quando começamos a empreender é o tal do B2B e B2C. E não saber o que isso significa pode impactar negativamente sua empresa, independente do porte ou segmento/área de atuação. Pensando nisso, neste post vou te explicar exatamente o que é B2B e B2C e suas principais diferenças.

O que é B2B e B2C?

B2B e B2C são siglas para dois modelos diferentes de negócios: Business to Business (B2B), ou seja, quando o seu produto/serviço é vendido para outras empresa; e Bussines to Consumer (B2C), quando a venda é realizada diretamente para o consumidor final (pessoa física).

Principais diferenças

Por serem modelos de negócios diferentes, existem inúmeras diferenças entre eles, desde o processo de vendas até o prazo de recebimento. Ainda assim, algumas diferenças ficam muito evidentes, como:

Volume de compra/venda

Ao escolher um dos dois modelos, é preciso ficar atento ao volume de compras/vendas que o modelo exige. Visto que, a demanda no B2B é muito maior que no B2C. E, se você não calcular corretamente, vai acabar perdendo dinheiro por conta do volume de compras/vendas.

Comportamento de compra

Vender no B2B e B2C é completamente diferente, não apenas por estar vendendo para um “cliente” diferente. Quando falamos de comportamento de compra, temos um comportamento mais emocional e menos racional no B2C e o completo oposto no B2B. Isto é, um comportamento mais racional e menos emocional no B2B.

Isso muda não apenas o processo de venda em si, como também as estratégias utilizadas para conseguir novos clientes e, especialmente, o relacionamento com o cliente.

Relacionamento

Por melhor que seja o relacionamento com o cliente no B2C, ele tende a não ser tão longo e tão próximo quanto no B2B. Nesse sentido, no B2B as empresas buscam constantemente garantir a satisfação e continuidade em seus negócios, priorizando muito o relacionamento com as empresas (“clientes”).

E, apesar de serem modelos diferentes, sua empresa pode sim atuar em ambos os modelos. Mas claro, é preciso definir qual será o principal. Isso porque, são modelos distintos e, consequentemente, possuem enormes diferenças, como: precificação; margens; faturamento; estruturas; LTV; marketing; etc.

Diferença entre B2B e B2C
Diferenças entre os modelos de negócios

Outros modelos de negócios

Apesar de não serem tão conhecidos, existem outros modelos de negócios que são semelhantes ao B2B e B2C, como é o caso do B2B2C (Business to Business to Consumer, ou Empresa para Empresa para Consumidor, traduzindo para o português), B2G (Bussines to Government, ou Empresa para Governo, traduzindo para o português), e o D2C (Direct to Consumer, ou Direto para o Consumidor, traduzindo para o português), muito utilizado por fábricas em geral.

Modelos de negócios B2B e B2C, e outros.
Modelos de negócios.

Entender tais modelos de negócios é essencial para a saúde financeira da sua empresa, visto que, você pode estar perdendo dinheiro justamente por vender para o “cliente” errado. Ou seja, pode ser que seu produto/serviço seja destinado para o B2C e você esteja vendendo para o B2B e vice-versa — o mesmo vale para o B2B2C, B2G, e D2C.

Bom, esse foi o post de hoje explicando o que é B2B e B2B.

Então, até o próximo post.

Leia também:

 

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *