Ganho para recuperar uma perda nos investimentos

Ganho necessário para recuperar uma perda

Um erro muito comum entre os investidores iniciantes é achar que existe simetria entre ganhos e perdas nos investimentos. A verdade, é que não existe simetria entre ganhos e perdas, visto que, para recuperar uma perda — por menor que seja —, será necessário um ganho ainda maior. Pensando nisso, neste post vou te mostrar o ganho para recuperar uma perda nos investimentos.

Ganho para recuperar uma perda nos investimentos

Apesar de ser um grande clichê do mundo dos investimentos, existem dois passos básicos que você deve seguir antes de começar a investir:

  1. Ter uma reserva de emergência;
  2. Entender e respeitar o seu perfil de investidor.

Isso porque, em um momento de instabilidade financeira, se você não tiver uma reserva de emergência, é bem provável que você recorra ao dinheiro que está investido e, provavelmente, acabe perdendo dinheiro com isso.

E a situação fica ainda pior se você não respeita seu perfil de investidor — estatisticamente, a maioria das pessoas possuem um perfil conservador para investimentos, mas acabam investindo em ativos mais arrojados em busca de ganhos rápidos.

Se você ignora isso e passa a investir em ativos que não estão alinhados com seu perfil, mais cedo ou mais tarde você vai perder dinheiro. Ainda mais se você investe em ativos da moda ou que muitos estão “investindo” sem, de fato, estudar e compreender profundamente o ativo — devido, principalmente, ao “medo de ficar de fora” de uma “nova oportunidade”.

Para piorar, muitos investidores cometem um erro ainda mais grave, o de vender um ativo que está se valorizando para reinvestir em um que está se desvalorizando — com o intuito de diminuir seu preço médio, ou de vender quando ela “voltar a subir”.

“Vender as ações ganhadoras e segurar as perdedoras é como cortar as flores e regar as ervas daninhas.” — Peter Lynch

Exemplificando

O problema, é o quanto o ativo vai precisar subir para — apenas — voltar ao que era antes. Para exemplificar, digamos que você comprou ações de uma empresa por R$ 10 e ela caiu exatos 10%. Para voltar ao patamar de R$ 10, a ação precisaria subir não 10%, mas 11,11%.

Pode parecer pouco, mais o ganho necessário para recuperar uma perda vai se tornando exponencial. Para recuperar uma perda de 20%, será necessário um ganho de 25%. Se cair 50%, será necessário um ganho ainda maior, de 100%.

Na imagem abaixo é possível ter uma real dimensão do impacto de uma perda nos investimentos:

Ganho para recuperar uma perda nos investimentos
Ganho necessário para recuperar uma perda nos investimentos

Inclusive, as duas principais regras de Warren Buffett — o maior investidor de todos os tempos —, são:

  • Regra nº1: nunca perca dinheiro.
  • Regra nº2: nunca esqueça a regra nº1.

Planilha para calcular o ganho necessário

E, para facilitar sua vida, vou compartilhar com você uma planilha para calcular automaticamente o ganho necessário para recuperar uma perda.

Para utilizar a planilha, basta fazer uma cópia para sua conta do Google Planilhas.

Acessar planilha

Se você preferir, pode baixar a planilha para usá-la com outro software ou serviço de planilhas, porém, será necessário fazer alguns ajustes de formatação — dependendo do software ou serviço utilizado.

Após fazer sua cópia da planilha, você verá a seguinte tela:

Planilha para calcular o ganho para recuperar uma perda nos investimentos

As duas únicas informações que você precisa preencher são: valor inicial; e queda. Com essas duas informações, a planilha já calculará automaticamente o ganho necessário para recuperar a perda.

Então, até o próximo post!

Leia também:

 

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *