3 Erros que Acabam com Qualquer Negócio

3 Erros que acabam com qualquer empresa

Ao contrário do que muitos imaginam, iniciar um negócio é relativamente simples, podendo, inclusive, ser feito apenas com o que você tem disponível no momento — inclusive, financeiramente. O grande problema de todo negócio, seja grande ou pequeno, está em você conseguir mantê-lo ao longo dos anos. Pensando nisso, neste post quero te mostrar 3 erros que acabam com qualquer negócio e, claro, que você deve evitar a todo custo caso queira que seu negócio continue prosperando.

3 Erros que acabam com qualquer negócio

Por mais que você tenha um reserva de emergência, para se manter até o negócio atingir o ponto de equilíbrio, capital inicial para iniciar o negócio e capital de giro para mantê-lo funcionando por um tempo, nada disso é garantia de que ele continuará existindo nos próximos anos.

Isso porque, diversos erros podem levar seu negócio à falência, e pior, sem que você perceba — até que seja tarde demais. Nesse sentido, abaixo temos 3 erros que acabam com qualquer negócio, são eles:

  1. Não investir em marketing;
  2. Insistir em produtos com pouca saída;
  3. Falta de foco (como negócio).

Não investir em marketing

Independente do tipo ou da complexidade do negócio, há uma regra que é muito clara: sem vendas, sem dinheiro… sem dinheiro, sem negócio — simples assim. Sua prioridade após iniciar um negócio, seja ele qual for, precisa ser essa: vendas. Caso contrário, você deixará de ter um negócio em pouco tempo.

Até porque, se você não vender, você não tem de onde receber. Ou seja, você terá um negócio que te gera apenas custos e não lucros. Agora, se você quer ter um negócio por outros motivos que não seja visando o lucro (por exemplo: caridade; filantropia; realização pessoal; etc.), tudo bem, nesses casos você não precisa se preocupar em vender.

Já nos demais casos (que visem o lucro), você precisa, necessariamente, vender. E uma das formas mais efetivas para conseguir vender mais, é justamente investindo em marketing. Que, de maneira bem resumida, nada mais é, do que fazer com que as pessoas conheçam seu negócio, seja de forma orgânica ou paga.

E isso pode ser feito de inúmeras maneiras, que podem variar de negócio para negócio. Mas a ideia é a mesma, fazer com que mais e mais pessoas conheçam e passem a consumir seus produtos e serviços, independente de quais sejam.

Infelizmente, muitos empreendedores acham que marketing é um desperdício de dinheiro. Sendo que, é justamente o marketing que vai atrair mais clientes e, consequentemente, gerar mais lucro para o seu negócio.

Contudo, é importante ficar atento, afinal, vivemos em uma era digital e investir em técnicas de marketing voltadas para mídias físicas pode não surtir tanto efeito — dependendo do seu negócio.

Investir em produtos com pouca saída

O segundo dos 3 erros que acabam com qualquer negócio é insistir em produtos com pouca saída. Normalmente, isso ocorre por motivos que não são financeiros e, consequentemente, podem gerar custos desnecessários para seu negócio. Podendo levar a um endividamento no médio/longo prazo.

Para exemplificar, imagine que você tenha uma loja de roupas e, particularmente, goste das roupas da marca “X”. Contudo, as roupas da marca “X” são as que possuem menor saída na sua loja.

Financeiramente, a melhor escolha a se fazer, nesse cenário, é tentar vender as peças restantes da marca “X” que estão disponíveis na loja e mudar para outra marca de roupas — ou então, continuar comprando roupas das marcas que já possuem maior saída na loja.

Mas, infelizmente, muitos empreendedores ficam apegados a determinados produtos e continuam insistindo neles, mesmo quando causam prejuízos para o negócio. Nesse sentido, se você quiser que seu negócio continue existindo, será necessário reavaliar — estrategicamente — se é viável continuar investindo em determinados produtos com pouca saída.

Falta de foco

Por fim, mas não menos importante, temos a falta de foco (como negócio). E, nesse sentido, não me refiro ao empreendedor, mas ao negócio em si. Em outras palavras, um negócio parecido com um pato — que nada, voa, e anda, mas não faz nem um dos três tão bem.

Trazendo outro exemplo, imagine que você tenha uma panificação. Qual deve ser o “carro-chefe” do seu negócio? O pão. Porém, imagine que você também queira fazer sorvetes, bolos, e vender frutas da estação. Faz algum sentido seguir tal caminho em um negócio de panificação? Obviamente, não.

Então, foque em um produto ou serviço para ser seu carro-chefe e, com o tempo, experimente trazer produtos ou serviços complementares. Mas o que isso quer dizer exatamente?

Ainda utilizando o exemplo da panificação, imagine que, além dos pães prontos você queira começar a oferecer massas de pães congeladas — para o cliente assar na casa dele. Faz sentido para um negócio de panificação? Nesse caso sim.

Uma vez que, você já teria que fazer a massa do pão e os demais procedimentos relacionados à produção dos pães.

Ainda assim, vale lembrar que cada tipo de negócio possui suas peculiaridades, ou seja, você deve analisar tais pontos de maneira estratégica, pensando na continuidade do seu negócio.

Bom, esses foram 3 erros que acabam com qualquer negócio.

Então, até o próximo post!

Leia também:

 

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *