Quando VENDER uma ação?

Quando vender uma ação na bolsa de valores?

Muito se fala sobre investir com foco no longo prazo, porém, há momentos em que você precisará vender suas ações. E é exatamente sobre isso que vou falar neste post, ou seja: quando vender uma ação?

Inclusive, já tem um post aqui no blog mostrando os principais cenários de quando NÃO VENDER uma ação.

E, antes de continuar esse post, vale dizer que ele é voltado para os “Holders” — investidores com foco no longo prazo. Então, se você for um trader, esse conteúdo não será muito útil — visto que, como trader você precisa comprar e vender ações com maior frequência. Todavia, vamos ao conteúdo do post…

Quando vender uma ação?

E, de forma bem direta, existem três cenários principais em que um investidor de longo prazo deve ponderar sobre vender suas ações, são eles:

  1. Empresa que perdeu os fundamentos;
  2. Empresa que está envolvida em escândalos;
  3. Ações muito valorizadas.

Empresa que perdeu os fundamentos

Começando então pela empresa que perdeu os fundamentos, isto é, a empresa que está mostrando pioras nos seus resultados trimestrais, semestrais, anuais, etc. É importante dizer que uma boa empresa, dificilmente, perderá seus fundamentos de um ano para outro — especialmente se não tiver dívidas.

Ou seja, é algo que pode levar alguns anos até se tornar algo óbvio. Ainda assim, é possível observar a piora dos resultados, principalmente, com a diminuição do lucro por ação e o aumento da dívida.

E, obviamente, é necessário fazer uma análise aprofundada sobre a empresa para entender o que está acontecendo. Afinal, uma queda nos lucros não significa, necessariamente, que a empresa está com problemas.

Isso deve ser levado em conta, principalmente, nas empresas que possuem alguma ligação direta com commodities, seja na produção, comercialização, etc.

Agora, se a empresa perdeu seus fundamentos e, mesmo após uma análise aprofundada, você identificou que a empresa está “indo de mal a pior”, você deverá ponderar sobre vender as ações.

Empresa que está envolvida em escândalos

Outro cenário em que você deve considerar vender suas ações, é quando a empresa está envolvida em escândalos (de qualquer tipo). Uma vez que, isso não afeta apenas a relação com os investidores, mas também com os clientes, funcionários, fornecedores, etc.

Inclusive, poucas empresas que passaram por escândalos conseguiram se recuperar posteriormente. Então, esse é um cenário — bem problemático — que você deve considerar vender suas ações.

Ações muito valorizadas.

Por fim, temos um cenário diferente dos anteriores, o cenário onde o investimento foi extremamente assertivo. Em outras palavras, a empresa se valorizou “absurdamente” desde que você investiu em suas ações. Nesse sentido, pode ser que as ações que você comprou por centavos, estejam valendo 20, 50 vezes mais.

E, como não existe bola de cristal que, de fato, funcione, ninguém sabe se uma ação ainda vai continuar se valorizando ou não. Porém, você sempre pode analisar os indicadores da empresa para identificar o quanto estão “esticados”. Isto é, quando a empresa está sendo negociado muito acima do que vale.

Caso a empresa esteja sendo negociada muito acima do que vale, pode ser uma opção interessante realizar uma venda das suas ações, seja uma venda parcial ou total.

Agora, caso ela tenha se valorizado muito, mas continue crescendo na mesma proporção (com lucros crescentes), pode não valer tanto a pena vender suas ações. Até porque, ninguém quer perder uma “galinha dos ovos de ouro”.

E bom, agora você já sabe quando deve vender uma ação.

Então, até o próximo post!

Leia também:

 

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *