Planilha de fluxo de caixa para Autônomo e MEI

Modelo de Fluxo de caixa para autônomo e MEI

Empreender pode ser muito confuso se você não faz um controle detalhado dos seus ganhos e gastos. Pensando nisso, neste post quero compartilhar com você uma planilha de fluxo de caixa para autônomo e MEI. Facilitando assim o controle dos seus ganhos e gastos do dia a dia.

Planilha de fluxo de caixa para autônomo e MEI

Antes de mostrar o passo a passo de como acessar e utilizar a planilha, é importante explicar que ela foi feita e pensada para ser utilizada com o Google Planilhas (Google Sheets). Então, caso você vá utilizá-la com outro serviço ou programa de planilhas (Excel, LibreOffice, etc.) será necessário realizar alguns ajustes de formatação e, em alguns casos, nas fórmulas.

Todavia, para acessar e utilizar a planilha é muito simples. O primeiro passo é fazer uma cópia para sua conta do Google Planilhas:

Acessar planilha

Após fazer sua cópia da planilha de fluxo de caixa para autônomo e MEI, você verá seguinte tela:

Planilha fluxo de caixa para mei
Tela inicial da Planilha de Fluxo de Caixa para Autônomo e MEI

Esta tela é a tela inicial e também a mais importante, uma vez que nela você terá uma visão geral do fluxo de caixa, isto é, entradas, saídas, e o valor em caixa (disponível).

Na parte inferior da planilha é possível alternar entre três abas/menus: Resumo (a tela inicial da planilha); Entrada / Saída; e Categorias.

Abas/Menus da Planilha

Na aba de “Entrada / Saída” é onde você deverá incluir o tipo de entrada ou saída, categoria e descrição dos valores que entraram ou saíram.

Entradas da Planilha
Saídas da Planilha

Já a aba “Categorias” é onde você deve especificar o tipo de entradas e saídas relacionadas ao seu negócio/trabalho, exemplo: vendas, pagamentos, prestação de serviço, etc.

Categorias

Exemplificando

Para exemplificar, digamos que você venda dois produtos (Produto A e B). E seu principal custo seja a matéria-prima utilizada na fabricação dos produtos A e B — mesma matéria-prima para ambos, para simplificar a explicação.

A primeira coisa a fazer é incluir essas informações na aba “Categorias”, conforme a imagem abaixo:

Exemplo de categorias (Entradas e Saídas)

Em seguida, incluir as entradas e saídas na aba de “Entrada / Saída”, conforme as movimentações ocorrerem, conforme a imagem abaixo:

Exemplo de como incluir as entradas na planilha
Exemplo de como incluir as saídas na planilha

Por fim, ao incluir as informações nas devidas abas da planilha, a página inicial (Resumo) já é atualizada automaticamente com os dados, conforme a imagem abaixo:

Planilha fluxo de caixa MEI
Tela inicial (Resumo) da planilha de Fluxo de Caixa para Autônomo e MEI já com as informações que foram lançadas
Total por mês – Continuação da imagem anterior

Bom, esse foi o post de hoje explicando como funciona a planilha de fluxo de caixa para autônomo e MEI.

Então, até o próximo post!

Leia também:

 

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *